quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Um pouco mais de... "Uma linda mulher"

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais
Nesta semana, o filme que vamos conhecer um pouco mais é "Uma linda mulher", que tem como título original “Pretty Woman”. Famoso hoje, ele estreou em 1990, iniciando a parceria entre Julia Roberts e Richard Gere. E vamos combinar que, além da parceria, rolou uma química incrível, já que esse casal combinou bastante em seus papéis.

O filme conta, sem rodeios, a história de uma Cinderela dos dias atuais, em que um homem rico se apaixona por uma prostituta. Julia viveu Vivian, a prostituta que trabalhava nas ruas de Holywood, e Gere interpretou Edward, um empresário rico que compra empresas falidas e as vende em pedaços.

E foi durante uma dessas viagens de negócios que Edward conheceu Vivian, em Los Angeles (Holywood ), ao decidir contratar uma prostituta, por uma semana para acompanhá-lo em seus compromissos sociais, já que  no meio empresarial no qual vivia, não era de bom tom ser um homem solteiro. O filme teve vários pontos como marca registrada; um deles foi o cenário do Regent Beverly Wilshire Hotel, onde os personagens ficaram hospedados e onde foram gravadas várias cenas do filme. Isso fez com que o hotel se tornasse uma atração turística e o número de hóspedes se multiplicasse. Depois das gravações do filme, despertou um glamour neste hotel, que dá mesmo vontade de conhecê-lo.


Durante o acordo entre o casal, Edward leva Vivian à Ópera La Traviata que, por coincidência, conta a história de uma prostituta que se apaixona por um homem rico e dá um toque de emoção no filme.  Durante a semana em que ficam juntos, Vivian se esforça para se transformar em uma nova mulher, fina e elegante. Ao longo desse período de convivência, ela se apaixona por Edward e nem imagina que o mesmo está acontecendo com ele.

O filme é rico em falhas de continuidade, mas tem seu marco na música Pretty Woman, de Roy Orbison, que se tornou um hino para as mulheres. Não dá pra ouvir a música e não se lembrar do filme. Faça o teste.


O figurino de Vivian, durante a transformação, também marca por seus vestidos maravilhosos, elegante e sofisticados.  Os chapéus dão o tom fino aos figurinos usados ao longo do filme e faz parecer que qualquer mulher fica bem com eles. O vestido marrom de bolas brancas que Vivian usa em um evento esportivo, arrasou. Assim como o vestido vermelho que define seu corpo, na cena em que Edward coloca em seu pescoço um maravilhoso colar emprestado (que custou mais de 200 mil dólares), e durante as filmagens foi protegido por seguranças específicos para guardar a joia.


O roteiro aborda algumas questões emocionais e sociais, como o preconceito que Vivian sofre e o excesso de trabalho que faz Edward não se relacionar com mulheres, a carência afetiva que os dois possuem e, por fim, a paixão que acontece entre os dois. Vale refletir!

A comédia romântica é um filme maduro e tocante, embora com o tom de irreal é leve e divertido. A produção conseguiu dar um tom colorido e alegre e lógico que o previsível final feliz, nos enche de vida e alegria. A gente acredita mesmo que os finais felizes existem.  É uma história que faz bem e nos deixa com a sensação de que o mundo não é feito só de injustiças, que contos de fadas ainda podem acontecer, e nos recupera um pouco da ingenuidade, que hoje é tão fácil perder. É o famoso "água com açúcar" que deu muito certo e dá muita vontade de viver uma linda história de amor.  Quando estiver precisando se alegrar e voltar a acreditar na vida, assista "Uma linda mulher", eu garanto que vai gostar!

Bom filme e até a próxima semana com um pouco mais de...

Nenhum comentário:

Postar um comentário