sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

AS CADEIRAS DOS ARQUITETOS

*Arquiteto e Urbanista

Não é incomum que arquitetos conhecidos no cenário internacional sejam convidados a desenhar cadeiras. Quando o campo do desenho industrial ainda não havia se separado da arquitetura, os arquitetos eram também responsáveis pelo desenho do mobiliário. Hoje, projetar o mobiliário é mais uma diversão do que uma obrigação. Sem dúvida, atualmente, os designers têm mais conhecimento pra desenvolver um projeto de uma cadeira.

Mas de qualquer maneira, essas cadeiras que os arquitetos desenharam, e ainda desenham, revelam muitas estratégias e abordagens similares em seu projetos. Ver uma cadeira de algum arquiteto é como ver um edifício em miniatura. As soluções, quase sempre, são bastante semelhantes. 

Por isso, hoje, eu separei uma série de cadeiras desenhadas por arquitetos conhecidos. Muitos desses arquitetos, já foram apresentados aqui no blog, através de seus edifícios. Agora, sugiro que façamos um paralelo entre o mobiliário e o edifício e tentemos encontrar aproximações e distanciamentos entre estes.

Cadeira Paulistano: Paulo Mendes da Rocha
Cadeiras Tulipa: Eero Saarinen

Poltrona Le Corbusier: Le Corbusier
Cadeira Paimio: Alvar Aalto
Poltrona Barcelona: Mies Van der Rohe

Nenhum comentário:

Postar um comentário