sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

OSCAR NIEMEYER

*Arquiteto e Urbanista

Há um ano, um dos arquitetos mais importantes do século XX morreu. Sua obra ficou famosa no Brasil e no mundo todo, e até hoje arquitetos dos cinco continentes olham para seus projetos com a admiração que qualquer discípulo tem quando olha o mestre. Oscar Niemeyer, sem dúvida, levou o Brasil ao cenário internacional da arquitetura ainda na década de 1960 e, por isso, e muitas outras contribuições, seu nome será lembrado. 

Abaixo, algumas partes de uma matéria em homenagem ao arquiteto publicada pelo Portal Archdaily, e uma frase do próprio velhinho.

"O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar". 
Oscar Niemeyer

Grafite do brasileiro Kobra, na avenida Paulista, São Paulo (detalhe)

Obra na íntegra

"[...] em seus 104 anos de vida o renomado arquiteto deixou grandes marcas e heranças para o Brasil. Seu estilo foi e será reconhecido em todo o mundo. As curvas, a iluminação e a profunda relação e entre suas obras e o ambiente foram suas mais marcantes características."

"No desenvolvimento de seus trabalhos era possível notar as características que se repetiriam pelo resto de sua longa carreira. As obras de Oscar Niemeyer apresentam uma abordagem ambiental bastante forte e buscam a adaptação das construções ao ambiente onde estão inseridas. O uso de pilotis e de estruturas em concreto também passou a ser marca fundamental em seu trabalho."

Confira a matéria completa aqui: http://www.archdaily.com.br/br/01-157742/um-ano-sem-oscar-niemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário