segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NATAL TODO DIA

*Educadora musical e regente de coral, formada pelo Instituto Tatuí

Estamos chegando no Natal! Começou dezembro e os preparativos começaram. Luzes nas casas, árvores montadas, sininhos e harpas a tocar. Pinheirinhos e papéis de presente com neve que, particularmente, nunca vi, e um velhinho vestido com uma roupa que só de olhar tenho dó dele de tanto calor!


Lembro-me quando pequena que algumas árvores de natal tinham algodão pra lembrar a tão famosa neve...

Hoje, mesmo vendo tanta incoerência que não percebia quando criança, confesso que, ao ouvir a musiquinha de final de ano da Rede Globo, as lembranças de minha infância saltam dentro em mim e me remetem a um tempo gostoso: A CHEGADA DO NATAL - família, cantatas de natal na igreja e as férias tão esperadas!

Como é incrível o poder da música em nossa vida. Ela marca épocas que, mesmo agora distante delas, quase sinto o som daquelas canções e o cheiro bom de infância nessa época. Não sei se somos mais consumistas ou menos, mas acredito que o significado do Natal anda meio perdido em meio a laços, papéis de presente e placas de promoção.

Cantamos tantas canções que falam do nascimento de Jesus, o grande personagem do Natal. Conhecemos a história do Deus menino, nascido numa manjedoura em uma estrebaria e visitado por reis magos, que nasceu para nos trazer a salvação. 

Tamanha humildade de sua história se contrasta com a ostentação em que vivemos e que agregamos a história de Jesus como se fosse ele a inspiração para tudo isso. 

Será que até no Natal continuamos a viver da superficialidade, de aparências e simbologia mecânica?

Tomara que todas as músicas que vamos ouvir nessa época nos levem a repensar o valor que temos dado ao verdadeiro sentido do Natal. No Natal podemos, sim, unir as famílias, comer peru, passar a noite nas igrejas cantando, abraçando os amigos e parentes, podemos comprar presentes e ficamos felizes por recebê-los, colocarmos luzes em nossas árvores e, ah! que delícia o panetone!

Mas, acima de tudo isso, que o verdadeiro sentido do Natal falado por tantos seja lembrado não só nessa data, mas em todos os dias do ano. Precisamos ser amorosos, agradáveis, cordiais, misericordiosos em todo o tempo e não somente no Natal.

Que Jesus, sua alegria, sua salvação e ensinamentos façam parte das nossas vidas diariamente para que essa data tão esperada seja unicamente um reflexo daquilo que realmente habita em nós durante o ano todo: a vida de Jesus em nós. 

Que o Natal seja bem-vindo e, junto com ele, suas lembranças e seu ensinamento.

Gostaria de partilhar de uma canção com vocês: Natal Todo Dia - Roupa Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário