domingo, 29 de dezembro de 2013

Réveillon está em alta

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
Montar o cardápio da ceia de Ano Novo é um grande desafio, haja vista a sequencia das muitas confraternizações. Diferentemente da festa natalina, o Réveillon prioriza o brinde ao ano que se inicia e muitas superstições envolvem a escolha dos alimentos a serem servidos. A lentilha, por exemplo, é servida como símbolo de fartura; a romã, igualmente, traz sorte; o ato de não servir aves pelo fato de ciscarem e trazerem mau agouro etc...


O propósito desta festa é a confraternização universal e a alegria em findar mais um ano e iniciar um novo ciclo, ou simplesmente agradecer e rememorar os fatos ocorridos. Em regra, o ponto alto da festa é a queima de fogos de artifício e os cumprimentos que ocorrem à meia noite, com os convidados em pé em torno de uma mesa principal farta e ainda com uma das mãos ocupadas com a taça de vinho frisante, espumante ou champanhe.

A forma mais indicada para servir nestas ocasiões são os “fingers foods” que são consumidos com os dedos, sem a necessidade de pratos e talheres. Tendência na gastronomia são também as comidas em porções minimalistas. Os petiscos e canapés podem ser servidos quentes ou frios, doces, agridoces ou salgados. São ideais para ocasiões especiais e com determinado requinte e, ao mesmo tempo, descontraídas em que não são possíveis os convidados se sentarem à mesa. 

O segredo é proporcionar uma recepção com um cardápio variado e caprichar na apresentação dos pratos e na arrumação da mesa. O modo de servir pode ser em diferentes formas, apresentadas de maneira festiva e ricas em detalhes destacando os olhares e consequentemente aguçando o paladar. No palito faz sempre muito sucesso. Você pode realizar combinações incríveis, pequenos espetinhos ou petiscos unitários usar frutas tenras como suporte para espeta-los e servi-los com acompanhamento de molhos especiais. 

Também podem ser apresentados em pequenos recipientes, no copo, taças, copinhos acrílicos ou vidro, xícaras, porcelanas, colheres apropriadas, ou comestíveis para servir pequenas porções cremosas como: tarteletes, torradinhas, folhados, profiteroles (carolina), quentes ou frias. Nos vegetais esculpidos é possível agregar os recheios para que confiram combinações fascinantes de texturas, cores, aromas e sabores. 

Com o calor deste verão, recomenda-se o cuidado na escolha de alimentos mais leves e frutas da época para compor os pratos e torna-los mais tropicais. As saladas de folhas com frutas e/ou massa fria caem bem e podem ser servidas em taças. Canapés e pequenos sanduíches naturais podem compor as bandejas de prata ou espelhos. Terrines diversas com sua cremosidade e leveza são excelentes opções para complementar a mesa além da tradicional tábua de frios e pães diversos.

A dica de hoje é: - brindar com os quatro espumantes brasileiros premiados no "Mundial de Bruxelas" este ano - Luna Ouro Asti Espumante, Aurora Brut Rosé, Aurora Moscatel Branco, Lunar Ouro Brut Espumante (todos safra 2012).

Desejo a todos prosperidade, saúde, paz, esperança, amor neste próximo ano com muitos artigos, dicas, sugestões sobre Gastronomia aqui no blog. Até 2014!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário