quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

TOC TOC TOC - ABRA A PORTA PARA O NATAL

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais

Na época em que as pessoas voltam a pensar e falar do amor, os símbolos do Natal apenas complementam e nos facilitam a entrar no clima. E como não devemos perder uma oportunidade, vamos lá, sala enfeitada, arvore decorada e quem sabe até uns presentinhos aos pés da árvore, acomode-se  e embarque nas histórias que remete ao Natal.

E para começar, que tal uma das melhores comédias românticas Simplesmente Amor (2003) reuni várias histórias ligadas ao espírito natalino e fica difícil não se envolver. No elenco, uma seleção de astros como Hugh Grant, Colin Firth, Emma Thompson e, entre outros, o brasileiro Rodrigo Santoro.  As histórias se cruzam quando todos os envolvidos se deparam com a necessidade de mudar seus sentimentos e somente quando entendem a necessidade de incluir em suas histórias o AMOR é que são modificados. Ótima dica para uma reflexão pessoal, com alguma história você vai se identificar.


Outro filme que sacode o coração nesta época de Natal é a animação Expresso Polar (2004). É uma história com muito espírito natalino, conta com canções clássicas na trilha sonora. Tom Hanks da o ar da graça ao dublar e interpretar vários personagens, inclusive o Papai Noel. A história comovente é sobre um garoto que não acredita mais em Papai Noel, mas que tenta retomar sua crença e espírito do natal. Na véspera do Natal ele se vê envolvido em uma aventura natalina a bordo de um misterioso trem. A obra conquistou o Oscar de Melhor Canção Original. Expresso Polar é uma ótima opção para entrar no clima do natal, mesmo para quem (assim como o garoto) não acredita mais em Papai Noel, mas quer resgatar o que de mais bonito tem essa época.


E aí, você quer resgatar seus encantos pelo Natal? Vale lembrar que esta época festiva é apenas um motivo (aliás, muito bom motivo) para dar uma parada nos sentimentos, pensar, classificá-los e se quiser corrigi-los. Este momento do ano, também permite uma virada de página, cada um a seu tempo, com suas  imperfeições, mas com  sede de mudar, desejo de que tudo vai melhorar e com uma esperança sem fim. É possível acreditar que tudo pode ser transformado, que podemos melhorar e que o maior sentimento, porém o mais difícil de praticar, o AMOR, faz maravilhas em nossas vidas, parece clichê, mas temos que nos render a maior realidade humana, sem amar não dá!  Aproveite o pit stop que o tempo propõe.

Vamos nos livrar do que não nos faz bem, nos afastar do que nos tortura, do que nos escraviza. Essa é uma boa pergunta para ser feita nessa época em que devemos aceitar que temos  o direito de mudar o rumo da vida: O que me prende  tanto que chega a escravizar? De quem ou do que somos escravos? Eu me sinto escrava de muitas situações e luto para me libertar, às vezes são coisas pequenas, que parece não fazer mal algum.

Se livrar do que faz mal ou pesa nunca é fácil, é como um ferimento que dói,está no colado ao corpo, machuca, às vezes sangra e sempre deixa uma marca, uma cicatriz.  Mas quando se toma a decisão de livrar-se, de virar a página e começar uma nova história sentimos que cicatrizou que não sangra mais, que dói só um pouquinho e ainda quando é cutucada. Esse é o sentimento que vem o de LIBERDADE e ser livre de qualquer prisão (seja ela física, espiritual ou material) é estar leve, curado e feliz. Ahhhh, isso é bom demais!

Faça o teste, experimente se livrar do excesso de peso que carrega, vamos continuar carregando um fardo, não tem jeito, mas se livrar do excesso vai aliviar e pode curar qualquer ferida que ainda esteja aberta. Aproveite as sugestões dos filmes e assista-os com o seu coração aberto, sem medo de acreditar na fábula, no conto de fada, no final feliz e até mesmo e porque não, no Papai Noel.  

É isso, estamos no Natal, até a próxima semana. Beijo do Papai Noel...rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário