quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Oba! Papai Noel existe! Pelo menos no cinema!

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais
Ele vai chegar... Prepare sua casa, seu ambiente de trabalho, decore uma árvore, coloque as luzes porque ... ele vai chegar. Estamos no advento do Natal. Isso mesmo, dezembro chegou e, junto, vem a data de comemoração cristã do nascimento de Jesus. Mas e aí? Como será essa preparação para a festa de aniversário? Qual deve ser a expectativa?

Na verdade, a sociedade se apropriou desta data para promover um momento festivo, que propõe a troca de presentes com pessoas que amamos. Desde já pensamos em como será a ceia, quais pratos serão preparados, entre outros detalhes que o comércio acaba nos conduzindo a buscar.

No sentido religioso, a igreja propõe algo bem diferente e espera que o dia 25 de dezembro seja para os fiéis uma época amorosa, em que as pessoas relembrem a importância do principal aniversariante em suas vidas e deseja, profundamente, que esta época toque os corações das pessoas, que possa acontecer a união entre elas, o perdão e, o principal, que seja feita aquela famosa reflexão de como foi o ano, o que foi feito e o que não foi feito nele, as mudanças pessoais, entre outras inúmeras questões reflexivas.

Não importa o ponto de vista a ser seguido porque, nessa época do ano, o que vale mesmo é aproveitar para acrescentar algo em nossas vidas, alguma atitude melhor, renovar os sentimentos. E são tantos os pontos de reflexão que, às vezes, precisamos de mais de um Natal ... (risos)

O interessante desta época é que, mesmo as pessoas que não curtem muito essa história de árvore de natal, ceia natalina, troca de presentes e até o papai Noel, acabam, de um jeitinho ou de outro, se rendendo aos encantos da época. E, claro, que a indústria do cinema não ia deixar essa data tão festiva passar em branco. 


A Origem Dos Guardiões (2012) explora o universo das lendas infantis, em especial o Coelho da Páscoa e nosso bom velhinho, o Papai Noel. Consegue ser um filme moderno e conservador: por um lado é super colorido, com voos pelos ares, hiperativo e 3D com hologramas; por outro, defende a inocência infantil, a bondade a qualquer preço e, como simples bondade não vende mais, o primeiro passo foi atualizar a mitologia, por isso os super heróis são lutadores, ferozes e voadores. Os personagens foram inspirados nas lendas americanas e são eles: Coelho da Páscoa, Fada do Dente, Sandmam e Jack Frost, liderados pelo nosso querido Papai Noel e, juntos, defendem as crianças com pontapés e muitos efeitos especiais. Ah, o trenó do Papai Noel é um veículo potente. O capitalismo aparece forte, está explícito nos presentes de Natal, ovos de Páscoa e a troca do dente por uma quantia em dinheiro.


O desafio do filme é fazer com que as crianças voltem a ser inocentes e continuem acreditando nas lendas e, para esse resgate, elas contam com os Guardiões que as  protegem do Breu, um espírito maligno que luta para que elas não acreditem em fábulas, lendas e mitos.

Assim é A Origem dos Guardiões, uma historia bonita que comove adultos e crianças, é o bem contra o mal com final feliz, um clássico necessário nos dias de hoje.  Sendo assim, aproveite o espírito do Natal, o clima festivo  e alimente um pouco sua inocência. Às vezes, a gente precisa...

Na próxima semana tem mais. Boa semana, bom preparo para o Natal, bons filmes e Ho Ho Ho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário