domingo, 1 de dezembro de 2013

ARAÇATUBA: FESTA, FESTIVAL

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria

Amanhã é dia de festa, e nada melhor do que muita comida para comemorar. Araçatuba completa seus 105 anos. Parabenizando a “Cidade Amiga”, faremos uma pausa na série "Gastronomia natalina" para saudar a cidade e apresentar o 3º Festival de comida de boteco.

Outrora chamada de “Baixa Gastronomia” a “comida de boteco” ganhou notoriedade com os consolidados festivais que iniciaram o evento “lá pras bandas das Minas Gerais” e, atualmente, ocorrem em todo país. 

Como este termo soa pejorativamente e depreciador da tão importante culinária regional brasileira, não é elaborada por renomados chefs, mas por cidadãos comuns que empreenderam abrindo seus estabelecimentos e representam uma fatia importante no mercado da alimentação. Estes estabelecimentos populares preparam iguarias ímpares no sabor e, na aparência nem tanto, mas que, de qualquer modo, encantam seus apreciadores.

O Boteco legal, como é chamado o evento em Araçatuba, é promovido pela Prefeitura Municipal, por intermédio das secretarias municipais de Turismo e Cultura, pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araçatuba e em parceria com o SESC. Trata-se de um concurso-festival que valoriza e fortalece a comida dos botecos da cidade, incentiva o turismo local e estimula os estabelecimentos oferecerem uma qualidade melhor no atendimento, higiene e manipulação de alimentos.

No dia de ontem, ocorreu na Praça São Joaquim, a saideira, o evento de encerramento do festival com a presença dos 18 botecos participantes. Conheça os participantes e a programação:



Valorizando a gastronomia popular de Araçatuba, foi lançado um guia gastronômico onde você poderá encontrar os famosos botecos participantes, endereço, horário de funcionamento e as fotos dos pratos concorrentes e premiados.

Um bom feriado a todos os araçatubenses e convidados para a festa! Venham prestigiar o sabor local...

Nenhum comentário:

Postar um comentário