domingo, 22 de dezembro de 2013

Guarnições - os acompanhantes da ceias

* Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
Decididas às carnes que serão servidas na ceia de natal, agora é necessário pensar nos acompanhamentos! As guarnições são elementos fundamentais para valorizar os assados enquanto adorno e complemento do paladar. Guarnecer significa decorar, enfeitar um prato (item indispensável para uma comida de festa). Guarnição pode ser também uma travessa complementar de comida ou acompanhamentos de uma receita.


Como toda culinária de família a palavra de ordem é “abundância”, ponto inerente na festa natalina, todavia um certo cuidado precisa ser tomado, - a intenção de reduzir as calorias ora esbanjadas nos assados escolhidos e, além disso, contemplar os demais grupos alimentares como, por exemplo, alimentos energéticos (carboidratos, presentes nos pães, massas, arroz, batatas etc), os construtores (proteínas encontradas nos ovos, leite e derivados, nozes, feijão, soja, ervilhas além das carnes, aves e peixes) e, reguladores (minerais  como o cálcio e ferro, e as vitaminas hidro e lipossolúveis). 

As hortaliças, frutas, leguminosas e os cereais irão garantir o equilíbrio na composição da sua mesa. Com estes ingredientes podemos compor pratos interessantes de entrada, saladas e acompanhamentos. O portal Paladar do Estadão traz um hotsite especial de natal que apresenta 110 receitas para você escolher entre assados, acompanhamentos e doces. Acesse o link abaixo e confira as inusitadas opções.

Link: http://infograficos.estadao.com.br/public/paladar/especial-natal-paladar/

Para enfeitar os pratos você pode finalizar com tiras de cenoura e abobrinha untada com manteiga, cama de legumes (batata, cenoura, cebola, etc), miscelânea de legumes, amêndoas e nozes tostadas, pétalas de azeitonas, cebola caramelizadas, anéis de ervas (endro, sálvia, salsa, canela em pau, cravo…), touilles, farofa, fios de ovos, frutas secas, cristalizadas ou em calda, entre outros, fazem com que seus pratos sejam inesquecíveis.

As bebidas também são importante acompanhamento da noite natalina. A recomendação aqui é beber com moderação as alcoólicas para não arruinar sua alegria e decepcionar os convidados da festa, mas poderá abusar das bebidas hidratantes.

De maneira geral o vinho tinto combina com carnes vermelhas e massas. Os peixes combinam mais com vinho branco. No caso das aves da ceia, o ideal é o vinho tinto mais frutado. Já os pratos leves combinam com vinhos mais jovens; pratos mais fortes requerem vinhos mais encorpados. O Ponche ou a Sangria podem ser uma refrescante opção também para acompanhar a ceia. Coquetéis alcoólicos e não-alcoólicos, água saborizada, suco energético leva folhas de capim santo, mel, gelo e água e pode ser misturado ao limão, kiwi, morango ou laranja e abacaxi, conforme a sua fruta de escolha.

A dica de hoje é: - Não se estressar com os preparativos. Aproveite a festa e o espírito natalino, a confraternização, o amor ao próximo e o agradecimento pelas alegrias e vitórias são o mais importante!

Para você que nos acompanhou neste tempo desejo-lhe um FELIZ E ABENÇOADO NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário