quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ENTÃO É NATAL...

*Professora universitária e mestre em Mídia digitais

O Natal é dia em que se celebra a vida, a compaixão, o amor e a solidariedade; além disso, é uma data para trocas de presente. O cinema não ficou de fora desta data e retratou diferentes aspectos do espírito natalino em muitos filmes.

O filme Grinch (2000), por exemplo, narrou o encontro de uma criatura mal-humorada com o verdadeiro espírito natalino. Uma História de Natal (1983) mostrou uma criança obcecada por um presente do Papai Noel. Mas o clássico do dia do Natal fica por conta de Esqueceram de Mim (1990) é nessa “comédia de família sem a família” que Kevin McCallister (Macaulay Culkin) é esquecido acidentalmente em sua casa, enquanto sua família sai em férias para Paris, no Natal. E, assim, durante a ausência de sua família, Kevin tem que ser o homem da casa e defender seu lar de dois ladrões perigosos. O filme é leve e bem divertido, daqueles que dá pra reunir a família toda e curtir uma boa sessão da tarde. E quem quiser ir além, o filme tem mais duas partes de continuidade.


Bom é isso, chegamos no dia do Natal e, como diz a música, Então é Natal...e o que você fez?

Apenas para contextualizar um pouquinho, vale lembrar que o verdadeiro motivo para celebrar uma festa tão linda é a comemoração do nascimento de Jesus. O aniversário do menino que nasceu em Nazaré, na famosa manjedoura, deveria ser o único e principal motivo da festa, mas nos dias de hoje, infelizmente, não o é. Embora o capitalismo tenha tomado conta desta e de tantas outras festas cristãs, ainda acredito que em nosso interior existe o desejo de ser tocado e modificado pelo sentimento real que essa época propõe. 

Tudo bem se o dia de hoje não saiu como planejado, o bom mesmo é vivê-lo como está. Com as companhias que temos, com a comilança que for possível e, quem sabe, com alguns presentes... O que importa é estar presente de coração, com bom humor e alegria. Ser mais gente, mais humano é que faz o Natal ser uma linda festa. 

Por hoje é isso, e desejo muito que consigamos ser pessoas novas, como um recém-nascido, assim dá pra começar tudo de novo, desde o início quando ainda não sabíamos nada. Neste Natal, eu desejo para nós, MENOS PAPAI NOEL E MAIS MENINO JESUS, porque, afinal de contas, MENOS É MAIS, não é?

Um grande beijo a todos e Feliz Natal!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário