quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sua telona cheia de Natal

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais

Os dias passaram rápido demais e já está chegando o dia de Natal. Muitos gostam dessa época, muitos não; alguns adoram, outros odeiam; mas é assim, cada um é cada um. A seu modo, você irá passar esse momento e logo o Papai Noel irá embora; as árvores perderão sua decoração e tudo, tudo volta ao cotidiano. Então, para ajudar o seu Natal ser mais leve e divertido preparei duas dicas de filmes que vão ajudar no clima natalino.  São filmes divertidos e são bons motivos para reunir a família e amigos, ou pra curtir sozinho mesmo.

O primeiro é O Amor Não Tira Férias (2006) é uma comédia romântica daquelas de dar vontade em qualquer um de viver uma boa história de amor. O roteiro é leve e suave: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law e Jack Black formam um elenco de dar inveja e a sintonia entre eles está perfeita.  Iris (Kate Winslet) é escritora de uma coluna sobre casamentos muito conhecida, a Daily Telegraph de Londres, e está apaixonada por Jasper (Rufus Sewell), porém logo descobre que ele esta prestes a se casar com uma colega de trabalho. Distante dali, em Los Angeles, Califórnia, está Amanda Woods (Cameron Diaz), bem sucedida empresária de publicidade, especialista em produzir trailers de filmes. Amanda descobre que seu namorado é infiel. Cansadas da vida que levam, as duas decidem tirar umas férias e aproveitar para passar o Natal e Ano Novo fora de seus cotidianos. É assim que ambas encontram na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Iris e Amanda se cadastram no site e assim se conhecem e combinam a troca. O tema de Natal e Ano Novo está bem presente e faz bem à alma assistir a esse filme nessa época do ano; ajuda a entrar no clima.


O filme foi parcialmente rodado em Los Angeles e a primeira localização que a personagem de Cameron Diaz  vai em suas férias The Costwolds, é a região em eu Kate Winslet vive na vida real. A fotografia é maravilhosa, as locações onde Amanda (Diaz) passa suas férias de final de ano são fantásticas; dá vontade mesmo de passar o Natal e Ano Novo por lá.

O Diário de Bridget Jones (2001) também é um filme para essa época, mas já com o enfoque de Ano Novo – Vida Nova.  É assim que Bridget (Reneé Zellweger), uma mulher de 32 anos, decide em pleno Ano Novo tomar o controle de sua vida e começa a escrever um diário que dará origem a um livro. Entre muitos desconcertos e trapalhadas, Bridget acaba ficando no meio de dois amores Mark (Colin Firth) e Daniel (Hugh Grant). O filme é despretensioso, divertido e mais se parece com um conto de fadas moderno. 

Também envolvido pelos sinais do Natal, apresenta cenários e locações em meio à neve e decorações natalinas. O filme conquistou o Oscar de Melhor Atriz, e digo que foi merecido; Reneé se supera e arrasa no papel e a sequência da história foi lançada em 2004.


Bem, em vias de finalizar o ano, essas dicas podem agradar e nos ajudar a quem sabe tomar algumas decisões que podem mudar nossas vidas. Assim como Iris, Amanda ou Bridget, é possível dar um tom diferente a vida, nem que seja apenas no Natal ou Ano Novo. 

Então vamos lá, agora é colocar em ação o que talvez esteja guardadinho lá dentro de nós, há tanto tempo esperando o nosso agir. 

Desejo a você, um dia de Natal especial e feliz, que o principal, nosso coração, seja tocado a continuar nesse clima no próximo ano inteiro. 

Um grande, apertado e aconchegante abraço e até nosso próximo encontro que será no Natal, rumo à última semana de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário