segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

REFLEXÕES DE NATAL

*Educadora musical e regente de coral, formada pelo Instituto Tatuí

Família reunida programando o final de ano, conversando sobre as diversas atividades ainda pendentes e, na televisão, passando uma reportagem sobre as condições dos hospitais de nosso país. Ficamos ouvindo o relato do povo desesperado e sofrido, humilhado publicamente. Ouvimos as colocações de dois grupos de médicos: dos que já abandonaram a ética, se um dia a tiveram, e daqueles que, tristes, tentam desesperadamente em seus plantões trabalhar por três.

Como pode haver tanta dor e tanto descaso? Que destino injusto para o dinheiro público! Quanta gente sofrida passando mais um natal deitada em macas nos corredores dos hospitais... Fico a imaginar o sentimento que paira nos corações de médicos e profissionais da saúde, competentes e idealistas, que honram suas profissões... Quanta tristeza!

Observando tudo isso, venho refletir com vocês novamente sobre nossas “atitudes de natal”.  No Natal de 2012/2013 pegamos nosso coral e fomos visitar asilos de nossa cidade, como fazemos sempre. Em uma ocasião, contando sobre esse trabalho social para o meu filho, um crítico idealista de carteirinha, ouvi o seguinte questionamento: “Mas, e no restante do ano, o que vocês fazem a respeito?” 

Pois é amigos, estamos em mais um final de ano e volto a refletir sobre a mesma indagação dele. É claro que não podemos, por conta disso, desanimar e deixar de fazer o mínimo que estamos fazendo, mas devemos dia a dia transformar esse mínimo em máximo, com disciplina e amor.

A situação da saúde em nosso país é somente um exemplo, entre tantos que podemos citar, mas a selecionei por imaginar que a dor física, a dor da doença, seja algo desolador e que, além do tratamento justo, nesse momento o carinho seja algo curador. 

Gostaria de compartilhar com vocês de uma música do Ivan Lins de que gosto muito e que retrata esse desejo do meu coração:



BANDEIRA DO DIVINO
De Ivan Lins e Vitor Martins

"Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai
Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome, ai, ai

A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa, ai, ai
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva, ai, ai

Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que ele voltará de novo
E o Rei será bendito, ele nascerá do povo, ai, ai"

Que a bandeira levantada por nós seja realmente a de esperança e justiça para todos os dias do ano. Que a dor do outro seja nossa preocupação e que o Natal não seja somente em uma data do ano, mas que ele aconteça todos os dias através das minhas atitudes de responsabilidade e respeito para com o meu próximo.

O meu próximo não é necessariamente aquele que está ao meu lado e, sim, aquele a quem eu posso manifestar amor e misericórdia. Afinal, ser misericordioso é colocar o nosso coração na miséria do outro, como Deus fez conosco através de Jesus. 

Até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário