segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Parabéns, Araçatuba!

*Educadora Musical e Regente de Coral, formada pelo Instituto Tatuí

Comemoramos, hoje, dia 02 de dezembro, 105 anos de fundação de nossa querida cidade.  Araçatuba, com um passado cheio de vitórias e marcos importantes, continua sendo uma cidade com a marca de mudanças e progresso para toda a região e estado.

Imagem: Alex Guru

Quero compartilhar com vocês de um vídeo com imagens históricas de Araçatuba da década de 1960 e 70. A produção desse vídeo e a música são de Daniel Freitas, e tem como título: “Vivendo em Araçatuba”. Ela é interpretada pela Banda Fast Fusion, da qual Daniel também faz parte. 

Nesse vídeo, podemos ver a linha do trem, o centro da cidade, a Praça Rui Barbosa (praça do boi), o Zoológico, o Country Club, a construção da Prefeitura Municipal, entre outras imagens.


Temos duas versões para o nome de nossa cidade. Na primeira, Araçatuba é de origem Tupi e significa “ajuntamento de araçás”: “arasá” (araçá) e “tyba” (ajuntamento). A segunda diz que Araçatuba, na língua caingangue, seria: “araçá” (fruto com saliências no formato de olhos), “tu” (ponta ou as saliências citadas) e “bo” (lugar). Então, etimologicamente “Araçatuba” seria o “lugar das frutas com saliências na casca”.

Quem nunca comeu araçá? Transformávamos nossas camisetas em sacolas, sem tirá-las do corpo e as enchíamos de araçás. Sentávamos na sarjeta, nos intervalos das brincadeiras, e comíamos nossa saborosa colheita. 

Minha infância foi marcada por brincadeiras de rua, com a molecada do quarteirão. Nossa brincadeira preferida era a “bete" ou "bets” (jogo com bola e tacos). 

Eu nasci aqui, no antigo hospital Santa Terezinha, mas aos quatro anos me mudei com minha família, retornando somente adulta. Todas as férias eram passadas aqui: janeiro e julho – na casa dos meus avós, com tias, tios, primos e muitos amigos. Brincávamos na rua até anoitecer. Observar o trem passando perto de casa era outro atrativo infantil. 

Esses dias, passando por uma rua que atravessa a Waldemar Alves, perto do “Mercadão”, senti o cheiro da minha infância.... Cheirinho de “brejo” e das folhinhas das árvores nas quais tanto subi para me esconder nas brincadeiras de “pique e esconde” e “balança caixão”. Como é bom o cheiro de infância!

Muitas lembranças, muitas alegrias, muita torcida para que a “minha cidade” fosse gente grande, crescesse comigo. Era uma alegria só, quando alguém de fora dizia conhecer Araçatuba. A terra do boi gordo! Um orgulho só! 

Hoje, adulta, continuo na torcida. Agora com o olhar maduro, diferente, mas com alegria a cada ano, sonhando para que Araçatuba possa ser uma cidade mais justa, que olha para seu povo, que cuida dele, que acolhe os que chegam. Que seja uma cidade de oportunidades, de investimentos, especialmente em pessoas – que valorize sua gente, seu maior patrimônio!

E aqui estamos – 105 anos!
É maravilhoso ver o crescimento de nossa cidade e ver nossa família e amigos fazendo história nesse lugar tão bonito.  Eu sinto muito orgulho de pertencer a esse lugar e construir aqui a minha história e de minha família, podendo ver o quão abençoados somos.

Quero deixar com vocês o Hino de Araçatuba.
Talvez alguns, os mais novos na cidade, ainda não o conheçam. A letra do hino é de autoria de Sarah Pereira Barbosa, tia de meu pai; e a música é do conhecido maestro José Raab, músico que contribuiu muito com o crescimento cultural e aprendizado de muitas crianças, hoje homens e mulheres. O Maestro Raab, como era conhecido, é pai de nossa querida pianista Maria Cecília Raab Forastieri.

Hino do município de Araçatuba - SP
Letra: Sarah Pereira Barbosa
Música: Maestro José Raab


Araçatuba! Araçatuba!
Que haja em ti a proclamação
De Fé, de Ardor, de um grande amor
Que parta do Araçatubense coração.

No Estado dos paulistas,
És a terra dos muitos araçás.
Para o Brasil conquistas.
O progresso de um povo veraz.

Esta bela natureza
Despertou para um mundo novo:
O gado, a agricultura
Constroem a riqueza deste povo.

Por vales e colinas,
Terra de antigas savanas,
As águas cristalinas
Brincavam nas peças vulcânicas...!

Esta bela natureza
Despertou para um mundo novo:
O gado, a agricultura
Constroem a riqueza deste povo.

Parabéns, cidade querida, pelos seus 105 anos!
Parabéns ao povo que mora aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário