sábado, 21 de dezembro de 2013

LER O LIVRO COMO UM TODO...

*Professora de Língua Portuguesa e escritora

Depois de passados alguns dias de seu lançamento, e já com um belo artigo escrito pela professora de literatura Márcia Lorca, retomado neste blog pela Roberta Caetano, nesta coluna de sábado, gostaria de dar continuidade a apresentação do livro Poesia, pipoca e pião, de Antonio Luceni, chamando atenção, agora, para o prefácio do livro, ou melhor, para os dois prefácios do livro: o primeiro, de Angela-Lago, mineira de Belo Horizonte, cidade onde nasceu e reside até hoje, escritora e ilustradora das mais importantes, vencedora dos principais prêmios de literatura infantojuvenil do Brasil e do exterior; o segundo, de Ricardo Azevedo, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo - USP, também escritor e ilustrador com vários prêmios, dentro e fora do Brasil.


Angela-Lago, de forma sucinta e contida, como os mineiros gostam de ser, declara que:

"É sempre preciosa a aproximação da criança com a poesia, domínio onde ela reina sem qualquer esforço. O trabalho de Antonio Luceni busca a espontaneidade própria aos pequenos e escolhe para isso a simplicidade e a clareza. O próprio título do livro já indica a despretensão dos seus poemas, onde o humor e a musicalidade estão presentes. (...)."


Ricardo Azevedo, de forma mais delongada, trará a seguinte reflexão:

"Se existe uma maneira boa de iniciar leitores inexperientes nas artimanhas e manhas da literatura ela é, creio, a leitura em voz alta, principalmente de poesia. Ao escutar a sonoridade das palavras, o aprendiz de leitor percebe o tecido formado pelo texto, os ritmos e as rimas e, pouco a pouco, passa a visualizar no pensamento e no coração as imagens e metáforas que surgem no ar, sopradas pela voz que lê. Como, num outro plano, a leitura em voz alta costuma ter um caráter afetivo, afinal ler para o outro é quase sempre uma forma de doação, estamos diante de uma experiência dialógica e humana muito forte. Assim, meio que distraído, meio que encantado, o ouvinte, quando se dá conta, já mergulhou fundo no texto. Mais tarde, quando puder e souber, muitas vezes sentirá vontade de reviver essa experiência lendo, agora por contra própria,  o mesmo texto que antes escutou. Tenho certeza de que o livro Poesia, pipoca e pião de Antonio Luceni pode ajudar a trazer um pouco desse feitiço da poesia e da literatura para dentro de nossos futuros leitores."

Nos dois casos, podemos observar que a grande ênfase é para o modo simples (mas não simplista) e lúdico com que o autor, Antonio Luceni, constrói os textos. Os temas abordados no livro, tão próximos do universo infantil, bem como as metáforas, rimas e métricas utilizadas na construção dos poemas são os elementos que garantem esse diálogo entre leitor/escutador e livro, assegurando, também, seu caráter estético/poético.

Chamo atenção para esta parte do livro que, para alguns leitores, passa despercebida, mas que está para o todo do livro como um organismo interdependente, ou seja, capa, formato, ilustrações, prefácios e a própria biografia do autor (sua formação acadêmica, locais por onde viveu, pessoas e lugares com os quais se relacionou etc...) acabam por encaminhar nossa(s) leitura(s) para um viés mais sóbrio, mais próximo do do projeto e proposta da obra.

Tive o privilégio de entrar em contato com Poesia, pipoca e pião ainda quando se encaminhava para ser livro, tanto lendo poemas soltos - numa consultoria que o autor costuma fazer para alguns amigos e profissionais da área de literatura, quanto, posteriormente, já com os poemas finalizados, na revisão dos textos, do que viria ser o livro; desde o início do percurso já conseguia vislumbrar que boa coisa sairia dali... E não é que saiu mesmo? O livro foi um dos selecionados em concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba e, hoje, podemos tê-lo à nossa disposição.

Sei, também, que já começou a "caminhar pelo mundo", seja a partir do contato do autor com crianças e adolescentes das redes públicas municipal e estadual de ensino, ou mesmo por meio de pedidos feitos via internet para diversos cantos do Brasil.

Esperemos, portanto, novas obras de Antonio Luceni dirigidas para este público tão especial que é o de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário