terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mostras de Arte

*Jornalista e escritor

Araçatuba pulula de arte e cultura, gastronomia, esporte e lazer... Já citei por esta coluna algumas atividades ligadas às mais diferentes “tribos”. Este final de semana, por exemplo, dentro do programa de aniversário dos 105 anos do município, aconteceu mais uma edição do “Comidas de Boteco”, onde seu ponto máximo se deu na praça São Joaquim, com apresentações culturais que transitaram da cultura popular – como grupos de catira e artesanato – até o erudito – como é o caso da Orquestra Municipal de Sopro “Bruno Zago”.

Entretanto, gostaria de dar ênfase na coluna de hoje a duas mostras de artes visuais e três grandes amigas minhas: Yeda Benante e Duxtei e Edna Badú.

MOSTRA DE ARTES ATELIÊ YEDA BENANTE


Yeda Benante está com uma mostra para lá de especial, no Saguão da Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”, com telas próprias, mas também com trabalhos de alunos de seu ateliê. É uma “colcha de quadros”, muito bem costurada, das mais variadas tendências, temas, estilos, proporções... São trabalhos de alunos – alguns mais singelos, com traços próprios de quem está começando a pintar, mas que entusiasma pela dedicação, pelo cuidado e zelo que, certamente, foram dedicados ali. Mas há outras também que já seduzem o expectador, uma vez que mostram maturidade e até certo arrojo nos traços e na segurança de quem os compôs. É gratuita e vale a pena ver.


Conheço a Yeda não é de agora; somos colegas de profissão, nessa jornada de utopia que é ser educador. E, ao longo desses anos de relação, aprendi a admirá-la, primeiro, pelo ser humano que é, depois, pela profissional dedicada e responsável. Não é diferente esse seu entusiasmo na dedicação às artes plásticas. O resultado está lá para quem quiser conferir. Parabéns a você, minha amiga, bem como a seus alunos.

***


MOSTRA DE ARTE "COLORINDO A INFÂNCIA"

A segunda mostra acontece no Museu Araçatubense de Artes Plásticas – MAAP, anexo da Casa de Cultura Adelino Brandão, coladinho ali com a Tanger (fundos). A mostra, denominada “Colorindo a Infância”, traz várias pinturas a óleo e à base de acrílica, todas com temas ligados à infância.

São mais de 20 obras que retratam a ternura, a sensibilidade e a alegria das crianças, com trabalhos que dialogam com o universo adulto e o infantil. Algo que chama a atenção na mostra é a produção de Ana Laura, de apenas quatro anos, neta de Edna Badú.


Duxtei é minha parceira em vários projetos de artes plásticas e literatura, sendo um dos mais recentes as ilustrações de meu livro de poesias para crianças “Poesia, pipoca e pião” que, com Wilma Gottardi, assina as ilustrações. Edna Badú é amiga, foi minha aluna na Faculdade de Arte e tenho o privilégio de ter algumas de suas telas; duas delas na mostra. Vale a visita.

Serviço:
Mostra de Arte Ateliê Yeda Benante
Saguão da Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”
Rua Armando Sales de Oliveira, s/n

Mostra “Colorindo a infância” – MAAP
Rua Duque de Caxias, 29 – Centro

Ambas as mostras funcionam de Segunda a sexta, das 8h às 17h
Sábado, das 8h ao meio dia.
Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário