quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

LASAR SEGALL

*Artista plástica e contadora de histórias

Olá meus amigos... estamos de volta!

Esta semana, com este artista que, apesar de ter origens no velho mundo, foi um dos poucos que tão bem retrataram o Brasil, com todas suas cores e sutilezas, sua gente, suas formas de viver...

Há alguns anos tivemos uma belíssima exposição dele no MultiShop, em Araçatuba, que contou com uma formação de monitores diretamente de seu museu, em São Paulo, além de encontros no Ateliê Fare Arte, sob coordenação da Márcia Porto. Foi uma belíssima mostra, com milhares de visitantes, incluindo crianças e aficionados por arte de toda região. Estou falando de Lasar Segall.

Biografia

Artista plástico lituano, naturalizado brasileiro, Lasar Segall nasceu em 21 de julho de 1891 e faleceu em São Paulo em 02 de agosto de 1957, em São Paulo/SP. No ano de 1923, o pintor lituano Lasar Segall mudou-se para o Brasil. Já era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte conheceu o "milagre da luz e da cor".

De família judia, Lasar Segall desde cedo manifestou interesse pelo desenho. Iniciou seus estudos em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilna, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, passando a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos. Mudou-se, a seguir, para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes.

Em fins de 1912, Lasar Segall veio ao Brasil, encontrando-se com seus irmãos, que moravam aqui. Realizou suas primeiras exposições individuais em São Paulo e em Campinas, em 1913, mas regressou à Europa, casando-se, em 1918, com Margarete Quack.

Fundou, com um grupo de artistas, o movimento "Secessão de Dresden", em 1919, realizando, a seguir, diversas exposições na Europa.

Segall mudou-se para o Brasil em 1923, dedicando-se, além da pintura, às artes decorativas. Criou a decoração do Baile Futurista, no Automóvel Clube de São Paulo, e os murais para o Pavilhão de Arte Moderna de Olívia Guedes Penteado.

Já separado de sua primeira esposa, casou-se em 1925 com Jenny Klabin, com quem teve os filhos Maurício e Oscar. Nessa época, passou a viver com a família em Paris, onde se dedicou também à escultura. Suas obras nessa fase remetem à atmosfera familiar e de intimidade.

Em 1932, Segall retornou ao Brasil, instalando-se em São Paulo na casa projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, seu cunhado. Essa casa abriga, atualmente, o Museu Lasar Segall.

Sua produção na década de 1930 incluiu uma série de paisagens de Campos do Jordão e retratos da pintora Luci Citti Ferreira. Em 1938, Segall realizou os figurinos para o balé "Sonho de uma Noite de Verão", encenado no Teatro Municipal de São Paulo.

Uma retrospectiva de sua obra no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi realizada em 1943. Nesse mesmo ano, foi publicado um álbum com textos de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Jorge de Lima.

Em 1951, Segall realizou uma exposição no Museu de Arte de São Paulo. Três anos depois, criou os figurinos e cenários do balé "O Mandarim Maravilhoso".

O Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva de sua obra em 1957, em Paris. Lasar Segall morreu nesse mesmo ano, de problemas cardíacos, em sua casa, aos 66 anos.


Visite também o site do artista: http://www.museusegall.org.br/

Algumas obras:












ESTANDO EM SÃO PAULO, VISITE O MUSEU LASAR SEGALL

Diariamente, 11h às 19h (fechado às 3ªs feiras)
Rua Berta, 111 - São Paulo/SP
Cep 04120 040 - Tel.: 11 2159 0400
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário