segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

SINOS DE NATAL

*Educadora Musical e Regente de Coral, formada pelo Instituto de Tatuí.
O Natal chegou! Com ele chega também um dos instrumentos mais marcantes dessa época: o sino. O sino é um instrumento de percussão em forma de cone oco e que ressoa ao ser golpeado. Ele pode soar de duas formas: com o “badalo”, através de uma lingueta interna que, no movimento do sino, o percute por dentro; ou então com o “martelo”, que é uma peça que tange externamente o sino.

Os sinos são feitos geralmente de bronze, mas os pequenos podem também ser feitos de cerâmica ou de vidro. Eles podem ser de tamanhos variados: minúsculos em acessórios femininos ou em brinquedos infantis até os maiores que pesam toneladas e ficam em torres de igrejas.

"Liberty Bell", Filadélfia, EUA.

d
"Tsar Kolokol" (maior sino fundido em bronze); Kremlin de Moscovo, Rússia

O mais antigo sino do mundo foi identificado na vila de Coruche, Portugal, datando de 1287.

Quando ouvimos canções de Natal, sem vermos como são produzidas, não imaginamos que possa existir uma orquestra de sinos com cada sino representando uma nota musical e que, juntos, produzem a melodia ouvida.

Vamos ouvir uma canção de natal muito conhecida tocada por uma orquestra de sinos:

Jingle Bell - Orquestra de Sinos Equatorial


Nesse vídeo, temos a Orquestra de Tokyo tocando sinos em um Shopping na cidade de Tsukuba, na província de Ibaraki-ken: músicas natalinas


Uma das primeiras utilidades do sino era de anúncio, especialmente em igrejas. Ele percute as dezoito horas avisando que a missa vai começar, usado também para anunciar um evento importante ou a chegada de alguma autoridade. Ele tem papel semelhante ao dos clarins, também usados a frente das batalhas.

De maneira sintetizada, aprendemos um pouco sobre os sinos. Vamos apreciar os sinos do Natal que anunciam a chegada de Jesus, o seu nascimento!

Um Natal maravilhoso para todos vocês e que a música dos sinos anunciem a chegada de muitas bênçãos na vida de todos nós.

Feliz Natal! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário