sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Estádio Municipal de Braga - Eduardo Souto de Moura

*Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie

Esqueça os padrões de estádios que são internacionalmente celebrados. Esqueça os padrões adotados pela FIFA, como por exemplo o número mínimo de lugares para um estádio ser considerado bom. Esqueça também estádios que esbanjam tecnologias. Agora pense em um estádio que respeita o local no qual está inserido e valoriza de forma excelente o contexto, a natureza e o entorno. Aí, então, temos o Estádio Municipal de Braga, Portugal, do arquiteto português Eduardo Souto de Moura. 

Na cerimônia de entrega do Pritzker Prize para Souto de Moura, Barack Obama disse que o uso de materiais e atenção aos detalhes, especificamente situando o Estádio Municipal de Braga como "talvez a obra mais famosa de Eduardo", o arquiteto "tomou grande cuidado para posicionar o estádio de maneira que qualquer pessoa que não tivesse comprado o bilhete para o jogo, pudesse assistir ao jogo sentado na encosta."


O que poderia ser um desprestígio para os padrões internacionais de futebol, para Souto de Moura, tornou-se um grande partido para o projeto de um estádio. Situar as arquibancadas somente nas laterais do campo, permite que de um lado, a própria encosta seja usada como arquibancada e de outro, a cidade de Braga possa ser visualizada pelos expectadores.



Sem dúvida, um dos destaques desse edifício é a cobertura que, num formato de catenária, repousa sobre a arquibancada, sustentada por cabos de aço fixos nas extremidades do edifício. Uma referência bastante marcante da arquitetura portuguesa, a catenária já foi usada em projetos de Alvaro Siza, por exemplo, no Pavilhão de Portugal.



Um projeto que usa o concreto como material principal e cria recortes e planos inclinados que movimentam a "fachada" do edifício de modo bastante simples, mas com muita elegância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário